top of page

Os oito passos do Yoga

Os Yoga Sutras de Patanjali descrevem os oito passos do yoga




1. YAMA – observações e disciplinas morais.

Ahimsa [não violência]- É a negação de qualquer tipo de violência, desde a mais explícita até à mais velada. Não ser violento com os outros e nem contigo. Não fazer comentários destrutivos e não estimular pensamentos negativos. Manter distância do pessimismo.

Satya [verdade]- Ser sincero contigo mesmo e com as outras pessoas. Ser fiel aos teus princípios e ao que queres verdadeiramente. Não seguir ideais de outras pessoas e não se tentar moldar ao gosto de ninguém.

Asteya [não roubar]- Não tomar para ti nada que não te pertence. Nunca pegar algo de outra pessoa sem permissão. Só pegar nas tuas coisas e só contar com elas.

Brahmacharya [controlo dos impulsos sexuais]- Ter cuidado com quem divides a tua intimidade e ter consciência que o teu corpo é um princípio básico do Yoga. Viver numa busca incessante por prazeres carnais pode ser um sinal de que estás desconectado de ti mesmo.

Aparigraha [desapego]- É a prática do desapego. Ter em mente que tudo neste mundo é passageiro e não estimular desejos e impulsos de ter e acumular coisas. Saber que o material é a parte da vida que menos importa e não hesitar em doar coisas que não te servem mais.

2. NYAMA – compromisso e disciplinas pessoais.

Saucha [limpeza, purificação]- É a importância de te manteres o mais limpo e leve possível. E isso vai desde a comida que ingeres até ao tipo de pensamento que nutres. Higiene; emoções; informações e relacionamentos; tudo é válido. O importante é selecionar tudo o que “mora” dentro de ti.

Santosha [contentamento]- É o princípio de estar feliz e grato por tudo que se tem. Não tem nada a ver com comodismo, mas sim com a valorização do teu momento atual. A importância de ficar feliz com o que se tem e nunca lamentar o que ainda não foi conquistado.

Tapas [disciplina]- Não significa ser rígido demais e seguir regras difíceis de serem cumpridas, mas sim de ter disciplina contigo mesmo para conseguires atingir os teus objetivos e força para correr atrás deles.

Svadhyaya [estudo pessoal e estudo das escrituras]- A busca da sabedoria mais importante da tua vida, o autoconhecimento. É dedicar boa parte do teu tempo a ti mesmo e a entender como o teu corpo e a tua mente funcionam, para que possas realizar as melhorias necessárias.

Isvara Pranidhana [entrega, devoção]- Confiar na vida e entregar-se plenamente a qualquer ação que fizeres. É saber que tudo tem um motivo e que o fluxo dos acontecimentos te irá indicar as melhores decisões e escolhas.

3. ASANA – postura fisica.

4. PRANAYAMA – Controle da respiração.

5. PRATYAHARA – abstração dos sentidos.

6. DHARANA – concentração.

7. DHYANA – meditação.

8. SAMADHI – iluminacão, libertação.

É importante entender que cada passo está interligado com os restantes até chegar ao samadhi que é a realizacão de um estado maior de consciência que está dentro de nós.


148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tristhana

Vinyasa

Bandhas

bottom of page